quarta-feira, outubro 04, 2006

retórica

ao ler uma passagem do livro "Breve História de Quase Tudo" (Bill Bryson) dei por mim a pensar nas dificuldades que às vezes surgem quando tentamos transmitir uma ideia, um pensamento ou uma opinião por escrito ou oralmente.. tal como me está a acontecer agora :) .. enfim dei por mim a rir e a imaginar qual seria a reacção de todas as outras pessoas que como eu leram a passagem .. ou pior, o livro de onde ela foi retirada .. :)

a passagem a que me refiro e que é dedicada a ... não se sabe bem o quê, foi retirada de "A Theory of the Earth with Proofs and Illustrations", a obra-prima de James Hutton, pai da geologia moderna, escrita em 1975.

"O mundo em que vivemos é composto por materiais, não da terra que foi predecessora imediata da presente, mas da terra que, ascendendo da presente, consideramos como terceira, e a qual precedeu a terra que estava acima da superfície do mar quando a nossa terra ainda estava debaixo da água do oceano." (James Hutton)

pois .. foi exactamente isso que eu pensei .. ou então foi alguma coisa muito parecida .. a verdade é que depois de ler isto comecei a pensar que a minha retórica não é assim tão má quanto isso.

mental note: como é que a ciência chegou onde chegou com contributos destes? .. o Homem é mesmo uma coisa do outro mundo!

Sem comentários: