quarta-feira, outubro 04, 2006

ouro negro

confesso que até estava com vontade de escrever sobre algumas coisas com que dei por mim a pensar durante o dia, mas pura e simplesmente estou com aquilo a que se pode chamar de uma tremenda preguiça... então começei a deambular aqui por entre alguns textos e acidentalmente encontrei um, já relativamente antigo .. não, não está escrito num papiro, que me apeteceu publicar :)

"se há sentimento que tem grande influência no nosso ser, na nossa alma, esse sentimento é sem dúvida o amor. é aquele sentimento que nos faz mover montanhas ou cavar fundo, fundo a maior de todas as covas. é aquele sentimento que nos arranca a maior gargalhada ou nos provoca a mais gorda das lágrimas. é aquele sentimento que nos afaga o coração ou tortura a alma... enfim acho que o nosso grandioso poeta tinha toda a razão quando dizia que "é fogo que arde sem se ver"... sentimentos e estados de espírito tão opostos, emoções tão distintas... uma chama que aquece e ao mesmo tempo queima...

nestas coisas do amor não há porto seguro, todo o caminho é uma grande aventura e talvez por isso ele seja tão bom e maravilhoso... quem não gosta de voar nas asas do amor? acho que ninguém e no fundo toda a gente voa um pouco... seja o pai, seja o filho, seja o amigo ou o amante... todos nós de alguma forma experimentamos o amor numa das suas, muitas, caras... tentar eleger a melhor forma de amar??! será possível? acho que não. todas as formas de amar são maravilhosas quando são sinceras e desinteressadas, no entanto não podemos deixar de pensar: será que é possível atingir um amor desinteressado?... o meu coração diz-me que sim por um lado e que não por outro. será possível amar tanto ao ponto de dar sem esperar receber? não me entendam mal, quando falo em receber não me refiro a nada material, mas será possível um amante amar tanto e dar tanto de si sem esperar nem que seja um simples (e maravilhoso) carinho, que vale mais que tudo o resto, em troca? será possível um amigo leal, fiel e dedicado não esperar o mesmo tipo de atitude?

pela forma como tenho crescido, por todo o meu trajecto, pela forma como observo os meus pais e a sua forma de estar e de ser perante mim, arrisco-me a dizer, embora com a esperança de estar errado, que a única forma de amor desinteressado é o amor de pai ...

amo-te mãe, amo-te pai, amo-te irmão, amo-te amigo... amo-te! todos vocês têm influência no meu rumo e todos vocês me ajudam a dirigir esta minha pequena canoa no grande mar da vida. sem vocês não seria nada, não teria força para remar quando as ondas vêm e não teria motivos para sorrir quando chego a terra... sem vocês nada disto faria sentido, assim como nada faria sentido sem o amor - o ouro negro da vida - a fonte incessante que nos aquece a alma..."


20 de Feveiro de 2004
Nuno Belo


"O verdadeiro amor não se conhece por aquilo que exige, mas por aquilo que oferece." (Jacinto Benavente)

Sem comentários: