maurice tillet, nascido em França em 1903, fez carreira como wrestler profissional nos primeiros anos da modalidade. um homem brilhante dotado de uma grande iteligência e de uma formidável aptidão para as línguas - falava 14 idiomas; era também conhecido pela sua queda para a poesia e pelo seu enorme desejo de se tornar actor.
perto dos seus 20 anos contraiu uma doença rara - acromegalia; uma doença que se caracteriza pela estimulação das glândulas pituitárias, levando a uma produção excessiva de hormonas de crescimento e consequentemente à deformação rápida das mais variadas partes do corpo.
com a doença tillet transformou-se num "monstro", no entanto ele não se deixou abater e emigrou para os E.U.A. onde fez carreira no mundo do wrestling profissional com o nome de "assustador ogre dos ringues".
lutou enquanto o corpo deixou e acabou por falecer em 1955, aos 51 anos, de um ataque cardíaco. pouco antes da sua morte o seu amigo e companheiro de profissão e de grandes duelos de xadrez - bobby managain - pediu-lhe para fazer uma máscara mortuária. tillet concordou e bobby fez cópias em gesso da cabeça do amigo. uma delas foi para o Museu Iternacional da Luta Livre, no Iowa e outra foi parar no Hall of Fame do YorkBarbell Building para mostrar os primórdios das formas da luta livre moderna e do halterofilismo.
há quem diga que a personagem shrek tal como a conhecemos foi modelada a partir das máscaras que bobby managain fez do seu amigo maurice tillet...
2 comentários:
Sempre gostaste destas coisas!!!!!!!!!!!!!!!!!......
:D
Querida(o), coloque poemas de Maurice Tillet junto com sua história, senão qual a graça de dizer que o cara foi poeta?
Enviar um comentário