sábado, junho 07, 2008

ser professor - o dilema

ser professor... como é difícil ser professor neste país! é certo que há professores que até merecem muitas das críticas que se fazem na praça pública, há professores que colocam verdadeiramente a nu o que é ser um mau professor, mas também existem aqueles que não a merecem e que representam o que há de melhor no ensino. no fundo não é diferente do que se passa com qualquer outra profissão... há o bom profissional e há o mau profissional, no entanto, é particularmente implacável a generalização que é feita quando se trata de atacar esta classe...

se é jovem, não tem experiência;
se é velho, está ultrapassado.
se não tem carro, é um coitado;
se tem carro, chora de barriga cheia.
se fala em voz alta, grita;
se fala em tom normal, ninguém o ouve.
se nunca falta às aulas, é parvo;
se falta, é um "turista".
se conversa com outros professores, está a dizer mal do sistema;
se não conversa, é um desligado.
se dá a matéria toda, não tem dó dos alunos;
se não dá, não prepara os alunos.
se brinca com a turma, é palhaço;
se não brinca, é um chato.
se chama a atenção, é um autoritário;
se não chama, não se sabe impor.
se o teste é longo, não dá tempo nenhum;
se o teste é curto, tira a oportunidade aos alunos bons.
se escreve muito, não explica;
se explica muito, o caderno não tem nada.
se fala correctamente, ninguém entende patavina;
se usa a linguagem do aluno, não tem vocabulário.
se o aluno reprova, é perseguição;
se o aluno passa, o professor facilitou.


"Um professor influi para a eternidade; nunca se pode dizer até onde vai a sua influência." (Henry B. Adams)

domingo, junho 01, 2008

as frases dos outros

"Podíamos pagar a dívida pública comprando o PSD pelo que ele vale e vendendo-o pelo preço que ele julga que vale."

Miguel Sousa Tavares
in semanário
Expresso
edição 31 de Maio 2008

mas o que é isto sr. dr.? é política zé

há momentos que ilustram bem o que representa a política e o ser político neste belo país à beira-mar plantado...

um aspecto que gostaria de salvaguardar é que não está em causa a obra do luís filipe menezes em Gaia, pelo menos nas freguesias mais litorais... o trabalho feito nas mais interiores confesso que não conheço, nem sei sequer se existe, mas no litoral o homem tem obra feita, lá isso tem.

no entanto, é no mínimo e na minha opinião triste observar o papel, também ele triste, a que se dá o menezes. aparentemente há seis meses atrás Gaia deixou de ser tão importante assim, pura e simplesmente já não era suficiente para alimentar o... o... ego? a sede de poder? enfim, era necessário algo maior, com mais projecção, com mais visibilidade, com mais ribalta - a liderança do psd. eis que seis meses depois o menezes, depois de ter concluído que afinal a liderança do psd não é para ele, volta a Gaia, que curiosamente volta a ser suficiente...

"Já assumi que sou candidato. Confesso que, uma vez que agora sou livre, terei algum prazer pessoal em colocar o selo nesta parte final do trabalho que iniciei em Gaia. Não vou deixar a noiva agora que ela está a pôr as grinaldas" (luís filipe menezes)

aparentemente Gaia voltou a ser A noiva, sim porque A OUTRA noiva afinal não servia... aparentemente Gaia afinal é o que ele sempre quis... aparentemente Gaia é outra vez importante...
sempre que leio estas coisas sinto-me insultado, sinto-me ridicularizado na minha condição de zé (povinho)... não me canso de repetir, será que estes indivíduos pensam mesmo que o zé é pura e simplesmente burrinho? será que estes indivíduos pensam mesmo que o zé não compreende?

isto é apenas um exemplo do que se passa no nosso contexto político... falta carácter, falta rigor, falta personalidade, falta palavra, falta honra... pura e simplesmente FALTA! há dias o nosso presidente dizia que não compreende porque é que Portugueses, em epecial os jovens, se estão a afastar da política... a resposta é simples... porque ela FALTA e está EM FALTA.

ps: que sirva de exemplo para Rui Rio este caso menezes... goste-se ou não até agora tem sido fiel à sua noiva e tem, na minha opinião, feito um grande trabalho.